Todas as cidades do Brasil cobram o IPTU 2024, este é um imposto de decisão e circulação municipal. Anualmente, os proprietários de casas, terrenos e imóveis em geral, devem realizar o pagamento do tributo como uma maneira de contribuir para os cofres públicos da sua cidade. Para descobrir o que é levado em conta no IPTU 2024 e mais informações sobre a sua cobrança, veja este artigo!
Importância do IPTU 2024
O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é um tributo de responsabilidade do governo municipal das cidades brasileiras.
O seu objetivo é o de arrecadar fundos para manutenção do município, custear gastos com serviços públicos e investir em melhorias para o desenvolvimento local. Por isso, tudo o que é recebido com o IPTU 2024 é revertido para os cofres da prefeitura.
Então, esta é uma cobrança dos serviços que a própria população utiliza, por exemplo: saúde, educação, segurança, infraestrutura, manutenção em geral, iluminação das ruas, e etc. Os valores e formas de pagamento são definidos pela administração e setor de finanças da prefeitura e podem sofrer alterações conforme a necessidade de recursos e da inflação.
Precisam realizar o pagamento do IPTU 2024 os proprietários de imóveis residenciais (casas), prediais (apartamentos), comerciais e de terrenos mesmo que sem edificações.
Como é calculado o IPTU 2024?
O cálculo do valor do IPTU 2024 segue como base 2 fatos importantes: valor venal (de revenda) da propriedade e alíquota vigente daquele ano. Estes dois fatores são definidos pela administração pública e podem sofrer alterações anualmente. Com isso, o cálculo fica assim:
- valor venal do imóvel x alíquota = IPTU.
* x = multiplicação.
Em algumas cidades o cálculo conta a multiplicação da alíquota, e a subtração por outro valor definido de acordo com o primeiro resultado. Para conferir como é cobrado o IPTU na sua cidade o ideal é consultar este cálculo no site da prefeitura.
Consulta e 2 vias IPTU 2024
Como foi dito, a consulta IPTU 2024 é feita direto no site da Prefeitura Municipal. Este processo fica disponível com a apresentação do número de inscrição do imóvel.
Junto com a consulta é possível emitir a segunda via do IPTU Maceió 2024. A página informa quais os débitos da propriedade, referente a todos as taxas cobradas pelo município.
Veja um exemplo de consulta e emissão de 2° via no site da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte – MG:
- Acesse o site da Prefeitura de Belo Horizonte;
- Clique em ‘Acesso Rápido’ e escolha ‘2° via IPTU’;
- Você será redirecionado para uma nova aba. Agora, basta preencher o campo com a opção que deseja e clicar em ‘Executar Pesquisa’.
Pagamento IPTU 2024
Os contribuintes receberão direto em sua residência o carnê para pagamento IPTU 2024. Este que pode ser realizado de 2 maneiras: em cota única ou parcelado.
Na maior parte das cidades, como forma de incentivar o pagamento à vista, são concedidos descontos para quem pagar o valor total do IPTU. As parcelas variam de no mínimo 3 e de no máximo 10. Verifique essa informação na prefeitura ou no próprio carnê.
As agências bancárias tradicionais brasileiras, como: Santander, Bradesco, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, fazem o recolhimento do imposto por meio dos seus canais digitais ou nas próprias agências. Confirme se na sua cidade as casas lotéricas também realizam este serviço.
Esteja sempre atento a data de vencimento da guia de pagamento, o atraso pode resultar em multas e juros, o que dificulta a contribuição.